Excertos do discurso de Aquilino Ribeiro na Sociedade Portuguesa de Escritores, 1963

"Morro insatisfeito. A minha obra é imperfeita e bem o sinto". (...) "A Perfeição, materializada na obra humana, no livro, na estátua, na partitura, é uma hipérbole celeste. Nunca se consegue, e quando se julga conseguir é miragem." (...) "Cultivem a inquietação como uma fonte de renovamento. E, enquanto vivermos, façamos de conta que trabalhamos para a eternidade e que tudo o que é produção do nosso espírito fica gravado em bronzes para juízes implacáveis julgarem à sua hora".
in, Revista nº64 do Jornal do Fundão.

terça-feira, 27 de abril de 2010

“Homem de Acção”

Já em Portugal, Aquilino Ribeiro, encontra-se dividido entre a escrita ficcional e a escrita cronista para a imprensa, o trabalho de professor no Liceu Camões, onde permanece durante três anos, e posteriormente, o cargo de segundo bibliotecário na Biblioteca Nacional a convite de Raul Proença. Este posto dá-lhe a possibilidade de alimentar o seu gosto pelo livro antigo.
Para além disso, em conjunto com colegas de trabalho, continua a desenvolver uma actividade cívica que vai ter a sua expressão mais visível na revista Seara Nova, publicação preponderante quer na difusão dos ideais republicanos quer mesmo no evoluir da vida política da I Republica. Mostrando mais uma vez a sua faceta de “Homem de Acção”, Aquilino manifesta-se em 1927, na revolta contra a ditadura militar consequente ao golpe de 28 de Maio de 1926. Devido a esta manifestação é demitido da Biblioteca Nacional e refugia-se em Paris. Regressa a Portugal, refugiando-se na Soutosa. Morre a sua primeira esposa Grete Tiedemann. Em 1928, envolve-se numa acção anti-regime do Regimento de Pinhel, mas é capturado e levado para a prisão de Fontelo em Viseu. Consegue novamente evadir-se, esconde-se nas serras beirãs e após jornadas difíceis chega a Paris.

0 comentários:

Enviar um comentário