Excertos do discurso de Aquilino Ribeiro na Sociedade Portuguesa de Escritores, 1963

"Morro insatisfeito. A minha obra é imperfeita e bem o sinto". (...) "A Perfeição, materializada na obra humana, no livro, na estátua, na partitura, é uma hipérbole celeste. Nunca se consegue, e quando se julga conseguir é miragem." (...) "Cultivem a inquietação como uma fonte de renovamento. E, enquanto vivermos, façamos de conta que trabalhamos para a eternidade e que tudo o que é produção do nosso espírito fica gravado em bronzes para juízes implacáveis julgarem à sua hora".
in, Revista nº64 do Jornal do Fundão.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Aquilino, o revolucionário.

Aquilino Ribeiro escrevia em conjunto com José Ferreira da Silva (ministro das Obras Públicas durante a I Republica), o folhetim “A filha do jardineiro”, uma ficção crítica às figuras do regime monárquico, a começar por D. Carlos e ao mesmo tempo de propaganda republicana.
Considerado, um verdadeiro “Homem de acção” que através da escrita e da participação em actividades, que mais tarde acabariam por levá-lo à cadeia.

De facto, em 1907, o escritor conhece Artur Augusto Duarte Luz de Almeida, fundador da Carbonária, ligando-se assim a esta sociedade secreta e como braço armado da Maçonaria, guarda no seu quarto na Rua do Carrião, dois caixotes com cargas explosivas. Em seguida devido ao mau manuseamento dá-se o rebentamento de explosivos guardados que provoca a morte de dois correligionários, Gonçalves Lopes (professor do liceu do Carmo) e Belmonte de Lemos (um adelo da Rua dos Franqueiros). Aquilino Ribeiro consegue sair ileso do seu quarto mas é detido e levado para a esquadra do Caminho Novo, a cadeia mais severa durante o regime franquista. A 12 de Janeiro de 1908, logra a evadir-se da prisão. Após viver durante alguns meses clandestinamente numas águas furtadas na Rua Nova do Almada em Lisboa, segue para Paris.

0 comentários:

Enviar um comentário