Excertos do discurso de Aquilino Ribeiro na Sociedade Portuguesa de Escritores, 1963

"Morro insatisfeito. A minha obra é imperfeita e bem o sinto". (...) "A Perfeição, materializada na obra humana, no livro, na estátua, na partitura, é uma hipérbole celeste. Nunca se consegue, e quando se julga conseguir é miragem." (...) "Cultivem a inquietação como uma fonte de renovamento. E, enquanto vivermos, façamos de conta que trabalhamos para a eternidade e que tudo o que é produção do nosso espírito fica gravado em bronzes para juízes implacáveis julgarem à sua hora".
in, Revista nº64 do Jornal do Fundão.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Aquilino Ribeiro e Paredes de Coura

Foi em 1933, que Bernardino Machado, sogro de Aquilino, escreveu uma carta a convidar o genro para uma visita a Paredes de Coura.

Transcreve-se essa missiva escrita em La Guardia, a 14 de Fevereiro 1933:
" Meu Caro Aquilino:
Muito lhe agradecemos a visita da Gigi e do Lininho.
Estes dias teem sido de festa.Escuso de lhe dizer que o seu belo filho tem sido o encanto de todos. Agóra mesmo, tão inteligente como serviçal, me está carinhosamente ajudando a mandar para o correio o meu ultimo folhêto anti-ditatorial. É já um prestantissimo correligionário. Não se resolve a vir até cá?
A nossa satisfação seria completa. E veria de passagem o nosso Minho, de que devia certamente de gostar muito, digo-o sem desfazer na sua Beira. Á volta, poderia mesmo ir com a Gigi e o Lininho até Paredes de Coura, da qual dizia o poeta António Pereira da Cunha, a quem Castilho ofereceu o livro terceiro das Geórgicas, que sendo o que ha de melhor em Portugal e sendo Portugal o que ha de melhor na Europa e a Europa o que ha de melhor no mundo, é sem duvida alguma a preciosidade maior de todo o mundo. Minha mulher e alguma da minhas filhas acompanha-los-iam. Tenho melhorado desde a chegada da Gigi: mais ainda me restabeleceria abraçando-o pessoalmente. Nossos Melhores cumprimentos a sua boa Mãe
Todo seu

Bernardino Machado "

0 comentários:

Enviar um comentário